
Sobre
O Castelo de Windsor localiza-se na cidade de Windsor, condado de Berkshire, na Inglaterra. Com a função de Palácio Real, juntamente com o Palácio de Buckingham em Londres e o Palácio de Holyrood em Edimburgo, é uma das principais residências da monarquia britânica, que nele passa a maior parte dos finais de semana, a Páscoa e a chamada semana de "Ascot Real" (em Junho), no Circuito de Corridas de Ascot, nas suas proximidades. É o maior castelo ocupado do mundo.
Entre as suas principais atracções, destacam-se a coleção de armaria e a a Casa de Bonecas da Rainha Maria, um modelo na razão 1:12. Na parte baixa ('lower ward') encontra-se a Capela de São Jorge, enquanto que na parte alta ('upper ward') encontram-se os aposentos reais e a grande Sala de Estado (como o Salão de São Jorge, cujo teto é decorado com os brasões de armas da liga dos cavaleiros). As duas partes são separadas pela Torre Redonda ('round tower'), um resquício do primitivo castelo de Guilherme, o Conquistador.
A maior parte dos Reis e Rainhas da Inglaterra tiveram uma influência directa na construção e evolução do castelo, o qual tem sido a sua fortaleza de guarnição, residência, palácio oficial e, por vezes, a sua prisão. A história do castelo e a da monarquia britânica estão inextrincavelmente ligadas. Cronologicamente a história do castelo pode ser traçada a partir dos reinados dos morarcas que o têm ocupado. Nas épocas de paz, o castelo tem sido expandido pela adição de grandes apartamentos; nos momentos de guerra, o castelo foi fortificado mais pesadamente. Este padrão tem sido continuado até ao presente.
A Grande trincheira Real
O Castelo de Windsor foi um dos três locais Reais escavados durante quatro dias pela Equipa Tempo ("Time Team") de arqueólogos, liderada por Tony Robinson, entre 25 e 28 de Agosto de 2006. No Reino Unido, o Channel 4 dedicou um programa de serão às descobertas de cada dia e seguiu, ainda, as escavações, ao vivo, no programa More4, com transmissão simultânea pela internet.
Marcado para integrar as celebrações do octagésimo aniversário da Rainha Isabel II do Reino Unido, juntamente com outros eventos durante o ano de 2006, esta escavação marcou a 150ª trincheira realizada pela "Time Team". Pela primeira vez, a Rainha deu permissão para serem escavadas trincheiras nos jardins do Palácio de Buckingham, tal como no Castelo de Windsor e no Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo. A Grande Trincheira Real é um exemplo da abertura das casa da Rainha ao acesso público, tal como ela fez durante o Fim-de-Semana do seu Jubileu de Ouro em 2002 e ao longo de 2006 pelo seu aniversário.
Os arqueólogos tiveram uma oportunidade sem precedentes para provar a geofísica e a história de três residências Reais por um período de quatro dias, com equipas a trabalhar em concorrência nas três localizações.
Pincipais Eventos
Entre os eventos expressivos que ocorreram nas dependências do Castelo, destacam-se:
- o casamento de Henrique I e sua segunda esposa, Adeliza (1121)
- o nascimento do Rei Eduardo III (1312)
- o casamento de Eduardo, o Príncipe Negro e Joana de Kent (1361)
- o sepultamento do Rei Eduardo IV (1483)
- o casamento do futuro Rei Eduardo VII e Alexandra da Dinamarca (1863)
- o casamento do Príncipe Edward e Sophie Rhys-Jones (1999)
- o aniversário de 21 anos do Príncipe William de Gales (2003)
Nenhum comentário:
Postar um comentário